Aos 88 anos, morre o papa Francisco
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos
Por: Manchete do Tocantins
21/04/2025 • 05h56 • Atualizado
Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

Foto: Divulgação
Francisco, nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina, tornou-se o primeiro papa latino-americano da história. Foi também o primeiro jesuíta a ocupar o cargo e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor.
Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica. Ele precisou ser internado por cerca de 40 dias devido a um quadro de bronquite. A primeira hospitalização ocorreu no início de fevereiro, e, nos dias seguintes, ele começou a apresentar dificuldades para discursar durante as audiências religiosas. Em uma de suas aparições, o papa admitiu publicamente estar enfrentando problemas respiratórios e chegou a solicitar que um auxiliar fizesse a leitura do sermão em seu lugar.
Na segunda-feira (17), o Vaticano divulgou que Francisco havia sido diagnosticado com uma infecção polimicrobiana - causada por diferentes tipos de microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos. O estado de saúde do pontífice foi classificado como “complexo”.