Morre presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, Assis Vanderley
O escritor estava internado no Hospital Instituto Sinai, e teve morte encefálica
Por: Manchete do Tocantins
25/03/2025 • 09h55 • Atualizado
Morreu, na noite desta segunda-feira (24), em Palmas, o presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins (ALP), Francisco de Assis Alves Vanderley.
O escritor estava internado no Hospital Instituto Sinai, e teve morte encefálica. Ele foi um expoente da cultura e da educação tocantinenses e dedicou sua vida ao magistério e à literatura.

Foto: Divulgação
Em nota, a Secretaria da Cultura do Tocantins lamentou a morte de Assis Vanderley.
“Como escritor, [Assis Vanderley] deixou um legado marcante por meio de suas obras poéticas, que celebram a identidade e as belezas de Paraíso do Tocantins. À frente da ALP, demonstrou compromisso com a valorização das letras e da produção intelectual local, mesmo em meio às adversidades de saúde. A perda do professor Vanderley deixa um vazio não apenas para a Academia de Letras de Paraíso, mas para toda a comunidade artística e acadêmica tocantinense. Neste momento de dor, a Secretaria da Cultura do Tocantins manifesta suas sinceras condolências à família, amigos, colegas da ALP e a todos que tiveram a honra de conviver com esse grande mestre das palavras”, diz a nota.