Agro se mobiliza para impulsionar exportação de carne brasileira
A medida surge após a polêmica envolvendo o presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard
Por: Manchete do Tocantins
24/03/2025 • 12h01
Parlamentares ligados ao agronegócio estão organizando um programa para fortalecer a imagem da carne e de outras proteínas brasileiras no mercado internacional, com foco especial na Europa. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a iniciativa visa melhorar a percepção dos produtos nacionais e ampliar a presença do Brasil no setor.
A medida surge após a polêmica envolvendo o presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard, que, no ano passado, anunciou a suspensão da compra de carne de países do Mercosul, incluindo o Brasil. Diante da repercussão negativa, Bompard voltou atrás e emitiu uma carta de retratação ao mercado brasileiro. O episódio aconteceu em meio às discussões sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, concluídas em dezembro.

Foto: Marcello Casal | Agência Brasil
O projeto de lei terá como autor principal o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), e contará com a coautoria de parlamentares de diferentes partidos, inclusive da base governista.
Denominado Programa Nacional de Promoção Internacional das Proteínas Brasileiras, a proposta prevê a integração entre o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para coordenar esforços conjuntos de divulgação da carne brasileira no exterior.
Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, entre as principais ações previstas, está a instalação de estandes permanentes de promoção em escritórios internacionais e o lançamento de campanhas publicitárias que enfatizem a qualidade e a sustentabilidade da carne brasileira. Além disso, o projeto, que deve ser protocolado ainda neste semestre, estabelece a priorização das proteínas nacionais nas negociações de acordos comerciais internacionais.