Conmebol pune Cerro Porteño por racismo na Libertadores Sub-20
Time jogará sem público suas próximas partidas na edição de 2025 da Libertadores Sub-20
Por: Manchete do Tocantins
10/03/2025 • 09h30 • Atualizado
A Comissão Disciplinar da Conmebol determinou, neste domingo (9), que o Cerro Porteño jogue sem público suas próximas partidas na edição de 2025 da Libertadores Sub-20. Além disso, o clube paraguaio terá que pagar uma multa de US$ 50 mil (cerca de R$ 288,4 mil).
As determinações são uma resposta aos atos racistas cometidos por torcedores do Cerro Porteño durante o jogo contra o Palmeiras, realizado na última quinta-feira (6), em Assunção. Na ocasião, o time brasileiro venceu por 3 a 0.

Foto: Reprodução | Youtube
A declaração emocionante do jogador palmeirense Luighi, após torcedores adversários fazerem gestos imitando macacos, gerou forte comoção no meio esportivo.
Além das punições, a Conmebol fez com que o Cerro Porteño veiculasse em suas redes sociais uma campanha de conscientização contra o racismo, com a participação de todos os jogadores da equipe Sub-20. O conteúdo precisa ser previamente aprovado pela entidade. O clube paraguaio tem sete dias para solicitar a decisão.
O Palmeiras, por sua vez, analisou as avaliações aplicadas pela Conmebol “extremamente brandas” e criticou a postura da entidade diante do caso.