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Fórmula 1: Entenda o novo regulamento para a temporada de 2025

Confira um resumo do novo regulamento para a temporada deste ano

Por: Manchete do Tocantins

13/03/202512h10Atualizado

Após o recesso, a Fórmula 1 está de volta neste final de semana e com algumas mudanças. O Manchete do Tocantins listou as principais informações para ajudar você a entender sobre as mudanças no regulamento para a temporada de 2025. 

A Fórmula 1 anunciou um pacote de mudanças para a temporada deste ano, abrangendo desde a pontuação até novas regras para testes e segurança dos pilotos. As alterações foram impulsionadas por episódios polêmicos das últimas temporadas e visam tornar a competição mais justa e segura.

1. Ponto de Volta Mais Rápida deixa de existir

O ponto extra pela volta mais rápida, que havia sido reintroduzido em 2019, será removido a partir de 2025. A decisão veio após a controvérsia no GP de Singapura de 2024, quando Daniel Ricciardo, sem chances na corrida, buscou a volta mais rápida para favorecer Max Verstappen na luta pelo título. O episódio reacendeu o debate sobre a relevância do bônus, levando a FIA a eliminá-lo.

Foto: RS | Fotos Públicas

Foto: RS | Fotos Públicas


2. Mudanças nas classificações após o GP de São Paulo

A etapa sprint no Brasil revelou uma falha no regulamento: quando não há classificação, o grid costuma ser definido pelos tempos dos treinos livres. No entanto, com o formato sprint, os comissários se viram sem critérios claros para organizar a largada.

A partir de 2025, a definição do grid seguirá a seguinte ordem caso o treino classificatório e a sprint não possam ser realizados:

- Posição no campeonato de pilotos.

- Caso isso não seja aplicável (como na primeira corrida do ano), os comissários decidirão a ordem.

Além disso, novas diretrizes foram estabelecidas para ajustes finais no grid:

- A lista final de largada será divulgada uma hora antes da corrida (antes eram duas horas).

- Pilotos que retirarem seus carros até 75 minutos antes da largada serão excluídos da lista, promovendo aqueles que estavam atrás.

- Caso um piloto não consiga marcar volta no Q2 ou Q3, sua posição será definida pelo tempo registrado na sessão anterior.

Foto: RS | Fotos Públicas

Foto: RS | Fotos Públicas


3. Sistema de Resfriamento obrigatório

Após o desgastante GP do Catar de 2023, em que o calor extremo afetou os pilotos, a FIA tornou obrigatório um sistema de resfriamento quando a temperatura ambiente atingir ou ultrapassar 30,5°C. O equipamento será um colete refrigerado, alimentado por bateria, que fará circular um líquido para reduzir a temperatura corporal dos pilotos.

4. Carros mais pesados em 2025

O peso mínimo dos carros (incluindo o piloto) aumentará de 798kg para 800kg, em parte devido ao novo sistema de resfriamento. Para garantir equidade entre os competidores:

- O peso padrão considerado para os pilotos será de 80kg.

- Pilotos mais leves terão lastro adicionado ao carro para atingir essa marca.

5. Novatos ganham mais oportunidades

A partir de 2025, os pilotos novatos – aqueles que disputaram no máximo dois GPs de F1 – terão o dobro de oportunidades para testar os carros.

Até então, as equipes precisavam oferecer um teste em cada carro por temporada, totalizando dois testes. Agora, serão dois testes por carro, resultando em quatro sessões anuais para os novatos.

Foto: RS | Fotos Públicas

Foto: RS | Fotos Públicas


6. Fim do "Mini DRS"

A FIA também fechou brechas no regulamento para evitar soluções aerodinâmicas controvérsias, como a da McLaren em 2024. A equipe britânica desenvolveu uma asa traseira que se deformava em alta velocidade, criando um efeito semelhante ao DRS.

Embora a McLaren tenha chegado a um acordo para modificar o design, a FIA decidiu alterar o regulamento para impedir práticas semelhantes. O espaço de flexão permitido nessa parte da asa traseira foi reduzido de 10-15mm para 9,4-13mm. Já o DRS oficial segue com uma abertura máxima de 85mm.

7. Restrições aos testes com carros antigos

Os testes com carros antigos (modelos com defasagem de 2 a 4 anos em relação ao carro atual) agora terão limites mais rígidos:

- Máximo de 20 dias de testes por equipe ao longo da temporada.

- Cada piloto do grid poderá rodar no máximo 1000 km nesses testes, com um período máximo de quatro dias.

Enquanto algumas decisões visam corrigir lacunas no regulamento, outras buscam evitar manobras polêmicas que possam influenciar o campeonato. Com essas novas diretrizes, a próxima temporada promete trazer desafios inéditos para equipes e pilotos.

Confira os horários (fuso-horário de Brasília) do GP da Austrália deste final de semana:

- Quinta-feira (13): Treino Livre 1 - 22h20
- Sexta-feira (14): Treino Livre 2 - 01h50 e Treino Livre 3 - 22h30
- Sábado (15): Classificação - 01h30
- Domingo (16): Corrida - 00h30

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