Norris vence GP da Austrália em corrida marcada por chuva e acidentes
O atual campeão, Max Verstappen, da Red Bull, terminou em segundo lugar, seguido por Russell, da Mercedes
Por: Manchete do Tocantins
16/03/2025 • 12h30 • Atualizado
Lando Norris, da McLaren, conquistou a vitória no Grande Prêmio da Austrália, prova que abriu a temporada 2025 da Fórmula 1 e foi marcada por condições climáticas adversas e diversos acidentes neste domingo (16).
O atual campeão, Max Verstappen, da Red Bull, terminou em segundo lugar, seguido por George Russell, da Mercedes, que completou o pódio. Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris, largou da segunda posição, mas uma derrapagem o fez parar na grama. Apesar da recuperação, ele cruzou a linha de chegada apenas na nona colocação.
A vitória de Norris encerrou a longa sequência de triunfos de Verstappen no topo do campeonato. Foi o primeiro triunfo do britânico em Melbourne e o quinto de sua carreira. Após a corrida, ele destacou a dificuldade da disputa com Verstappen.

Foto: Reprodução | Bandplay
A estreia de Lewis Hamilton pela Ferrari não foi como esperado, com o britânico terminando em décimo lugar, duas posições atrás de Charles Leclerc.
Já a Williams teve um bom desempenho, com Alex Albon garantindo a quarta colocação. O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, terminou em quinto após uma penalidade de cinco segundos por uma saída insegura do box.
Impacto da chuva
No circuito de Albert Park, em Melbourne, apenas 14 dos 20 carros completaram a prova. Antes mesmo da largada, Isack Hadjar, da Racing Bulls, perdeu o controle do carro na volta de apresentação e bateu, ficando de fora da corrida. O incidente atrasou a prova em 15 minutos.
Durante a primeira volta, Jack Doohan bateu na curva seis, acionando o safety car. Pouco depois, Carlos Sainz, da Williams, também perdeu o controle na curva 14. Quando a pista foi liberada, Norris manteve Verstappen atrás, enquanto Piastri lutava para recuperar posições. Na volta 16, o australiano conseguiu ultrapassar o holandês e reassumiu a segunda colocação.

Isack Hadjar bate na volta de apresentação do GP da Austrália | Foto: Reprodução | Redes sociais
Piastri parecia ter ritmo para atacar Norris, mas recebeu ordens da McLaren para manter a posição até que a pista secasse. Fernando Alonso, bicampeão mundial, foi o quarto piloto a abandonar a prova, batendo na volta 34 e provocando a entrada do safety car.
Na sequência, Liam Lawson, da Red Bull, e o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, também se acidentaram, forçando uma terceira intervenção do safety car na corrida.
Veja o resultado da corrida:
Race 1 ✅
— Formula 1 (@F1) March 16, 2025
Here's the finishing order from a wild season opener, kicking off with the top ten 👇#F1 #AusGP pic.twitter.com/vXKDv29as6