Helicóptero pousa nas dunas do Jalapão, e instituto investiga possível crime
Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o caso aconteceu na última segunda-feira (3)
Por: Manchete do Tocantins
07/03/2025 • 09h45
Um helicóptero pousou, sem autorização, nas dunas do Parque Estadual do Jalapão. O caso, segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou nesta sexta-feira (7), aconteceu na última segunda-feira (3) e será investigado um possível crime ambiental.
De acordo com o Naturatins, os responsáveis pelo pouso irregular podem ser multados e sofrer outras penalidades previstas na legislação. O episódio, ressaltou o instittuo, ocorreu em uma área de preservação ambiental e representa uma grave infração às normas ambientais e aeronáuticas vigentes no país, já que coloca em risco a integridade do ecossistema local e a segurança dos visitantes.

Foto: Divulgação
"A legislação ambiental brasileira proíbe pousos e decolagens de aeronaves em Unidades de Conservação de Proteção Integral sem autorização expressa, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998. Além disso, o Decreto nº 6.514/2008 estabelece penalidades administrativas severas para infrações ambientais dessa natureza", afirmou a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Perla Ribeiro.