Polícia investiga crime organizado em cinco postos de combustíveis do Tocantins
São Paulo e Goiás lideram a lista com maior presença de grupos criminosos nesse ramo
Por: Manchete do Tocantins
22/04/2025 • 10h30
Autoridades federais e estaduais estão investigando a atuação de organizações criminosas em 941 postos de combustíveis distribuídos por pelo menos 22 estados brasileiros. Desse total, cinco estão localizados no Tocantins, segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo.
O levantamento, feito pelo Núcleo de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e obtido com exclusividade pelo diário paulista, aponta indícios de controle parcial desses estabelecimentos por facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN). Milícias também estariam envolvidas na operação do setor.

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Os estados de São Paulo e Goiás lideram a lista com maior presença de grupos criminosos nesse ramo. Em São Paulo, 290 postos estão sob suspeita; em Goiás, são 163. Outros estados com números expressivos incluem Rio de Janeiro (146), Bahia (103) e Rio Grande do Norte (88).
Ainda segundo a Folha, autoridades ouvidas afirmam que as facções aproveitam lacunas na cadeia produtiva de combustíveis para lavar dinheiro e obter lucros por meio de fraudes fiscais e adulteração de produtos.