Ministro do governo Lula é denunciado por corrupção pela PGR no STF
Essa é a primeira denúncia formalizada pela gestão de Paulo Gonet contra um ministro
Por: Manchete do Tocantins
08/04/2025 • 12h05
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), acusado de corrupção passiva e outros delitos.
Essa é a primeira denúncia formalizada pela gestão do atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra um ministro do primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Valter Campanato | Agência Brasil
A assessoria e a defesa de Juscelino foram procuradas, mas não se manifestaram até o momento. O espaço segue aberto. Após ser indiciado pela Polícia Federal em 2024, o ministro declarou que sua inocência seria comprovada.
Os fatos investigados ocorreram antes de sua nomeação como ministro. Segundo a PGR, quando era deputado federal, Juscelino teria destinado emendas parlamentares à Prefeitura de Vitorino Freire (MA), administrada por sua irmã, Luanna Rezende, e recebido propina pelas obras realizadas. Parte dos recursos teria sido repassada via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).