Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Senado avança com projeto que libera por...

Senado avança com projeto que libera porte de arma para advogados

Proposta de Flávio Bolsonaro segue para a CCJ e prevê restrições específicas e exigência de comprovação do exercício profissional

Por: Manchete do Tocantins

09/04/202516h00

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza o porte de arma de fogo para advogados em todo o país, desde que destinado à defesa pessoal. A proposta é de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), fez ajustes no texto original e ressaltou que a medida exige o cumprimento de critérios técnicos e psicológicos já previstos em lei.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O texto, aprovado nesta terça-feira (8), estabelece que o porte não será concedido apenas com o registro na OAB, sendo necessário comprovar o exercício efetivo da advocacia. Além disso, o porte não será permitido em locais com regras próprias de segurança, como fóruns, presídios, escolas e igrejas. A regulamentação específica será feita pelo Conselho Federal da OAB, que definirá normas complementares.

Na mesma sessão, foram aprovados outros três projetos: aumento de penas para furto, roubo e receptação; punições mais severas para crimes contra motoristas de transporte; e inclusão da corrupção ativa e passiva entre os crimes hediondos. Todas as propostas seguirão para análise na CCJ antes de eventual votação em plenário.

advogados
arma
senado
Banner
Relacionadas