Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

STF deve retomar ainda em abril julgame...

STF deve retomar ainda em abril julgamento de mulher que pixou estátua

Cabeleireira que escreveu “perdeu, mané” na estátua “A Justiça” responde por cinco crimes

Por: Manchete do Tocantins

07/04/202519h30Atualizado

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar neste mês o julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e conhecida por escrever “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”.

O processo foi interrompido no fim de março, quando o ministro Luiz Fux pediu vista para reavaliar a dosimetria da pena. Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram por uma sentença de 14 anos de prisão.

Foto: Joedson Alves | Agencia Brasil

Foto: Joedson Alves | Agencia Brasil


Embora o regimento interno permita 90 dias para devolução do processo, Fux sinalizou que antecipará sua manifestação. O julgamento deve ser reiniciado em breve na Primeira Turma do STF, onde ainda faltam os votos da ministra Cármen Lúcia e do presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin.

Fux tem indicado desconforto com a severidade das penas aplicadas aos réus dos atos de 8 de janeiro e avalia se os crimes imputados a Débora correspondem de fato às suas ações. Apesar do impasse, Moraes defendeu a pena sugerida, argumentando que a ré não praticou uma simples pichação, mas que participou ativamente de manifestações antidemocráticas nos quartéis.

Após esse embate, Moraes autorizou a prisão domiciliar de Débora, que agora usa tornozeleira eletrônica e está proibida de acessar redes sociais. Ela responde por associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

golpe
trama golpista
brasil
Banner
Relacionadas