Vaticano mantém indefinição sobre participação do papa Francisco na Páscoa
Pontífice de 88 anos segue em repouso após internação por pneumonia dupla e pode ficar ausente das principais celebrações católicas
Por: Manchete do Tocantins
10/04/2025 • 14h30
A Igreja Católica inicia no domingo (13) a Semana Santa, período mais importante do calendário cristão, com incertezas sobre a participação do papa Francisco nas celebrações. Após enfrentar uma pneumonia dupla e passar 38 dias internado, o pontífice de 88 anos recebeu prescrição médica de dois meses de repouso e pode se ausentar dos eventos, inclusive da tradicional missa de Páscoa.

Foto: Reprodução | Globonews
A assessoria de imprensa do Vaticano informou que a presença do papa será avaliada caso a caso. Francisco, que desde 2013 lidera a Igreja Católica, apareceu em público apenas uma vez desde sua alta hospitalar em 23 de março, fazendo uma breve saudação no Vaticano no último dia 6. Na ocasião, permaneceu por poucos minutos na Praça de São Pedro e falou com voz frágil.
Normalmente, o pontífice preside ao menos oito cerimônias durante a Semana Santa, incluindo o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, quando milhares de fiéis se reúnem no Vaticano. Caso Francisco não possa comparecer, o Vaticano deverá recorrer a transmissões por vídeo ou designar representantes para liderar os rituais.