CNI critica aumento de juros: ‘Só prejudica a economia do país’
Entidade considera elevação desnecessária para conter a inflação e aponta risco de desaceleração no crescimento e no consumo
Por: Manchete do Tocantins
20/03/2025 • 14h53 • Atualizado
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou a elevação da taxa Selic de 13,25% para 14,25%, anunciada pelo Banco Central nesta quarta-feira (19). A entidade considera a medida desnecessária para conter a inflação e prejudicial ao crescimento econômico, pois os juros reais já impactam fortemente a economia.

Foto: Divulgação
A retração do PIB no quarto trimestre de 2024, o recuo da produção industrial e a queda no comércio e nos serviços reforçam o cenário negativo, na avaliação da confederação. O PIB cresceu apenas 0,2%, enquanto o consumo das famílias caiu 1%, marcando um desaquecimento generalizado da economia.
A CNI defende maior controle dos gastos públicos para aliviar a pressão sobre os juros e evitar um freio excessivo na economia. Para o presidente da entidade, Ricardo Alban, há a necessidade de um pacto entre governo, setor produtivo e sociedade para garantir crescimento sustentável.