Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Moraes arquiva investigação contra Bolso...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Caso é encerrado após não encontrar provas que confirmem a delação premiada de Mauro Cid

Por: Manchete do Tocantins

28/03/202517h08Atualizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Gutemberg Reis por suposta participação em um esquema para fraudar certificados de vacinação contra a covid, atendendo ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, diante da ausência de provas que confirmassem a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.

Foto: PR | Alan Santos

Foto: PR | Alan Santos


Apesar de as informações prestadas por Mauro Cid terem sido utilizadas em outras investigações, como na do caso de tentativa de golpe de Estado, a decisão de arquivamento baseou-se na falta de evidências de que a ordem de falsificação tenha sido emitida por Bolsonaro.

A Polícia Federal constatou que dados falsos foram inseridos na carteira de vacinação do ex-presidente e, posteriormente, excluídos do sistema do Ministério da Saúde, o que levou ao indiciamento de Bolsonaro, do deputado, de Mauro Cid e de mais 14 pessoas pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos.

A Procuradoria-Geral da República ressaltou que, embora os fatos possam ter ocorrido, não foram cumpridas as exigências legais para confirmar a delação premiada, e destacou que o deputado Gutemberg Reis demonstrou ter se vacinado e incentivar a imunização por meio de suas postagens nas redes sociais.

Em seu depoimento, Mauro Cid afirmou que Bolsonaro teria solicitado pessoalmente a falsificação dos cartões de vacina para ele e para sua filha Laura, porém, essas alegações não se confirmaram nos autos do processo.

bolsonaro
vacinação
covid
Banner
Relacionadas