Polícias Civis cobram do governo do Tocantins pagamentos de auxílios
Sindicalista denuncia falta de implementação da medida federal e cobra ajustes no Plano de Cargos e Salários
Por: Manchete do Tocantins
20/03/2025 • 07h30
Policiais civis do Tocantins têm cobrado do governo estadual o cumprimento da Lei Federal 14.735, sancionada em novembro de 2023, que garante o pagamento do Auxílio Saúde para a categoria. Em entrevista ao Manchete do Tocantins, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-TO), Ubiratan Rebello do Nascimento, afirmou que essa é a principal demanda hoje dos servidores.
"Essa é uma demanda que já consta na lei federal, que a gente precisa colocar dentro da legislação estadual", declarou. "Não temos a auxílio alimentação, não temos auxílio gratificação de atividade penal, lógico, é da polícia penal, mas nós não temos nenhum tipo de auxílio dentro do nosso quadro", criticou.

Foto: Divulgação
Além do Auxílio Saúde, o Simpol também cobra ajustes em outras áreas. Ubiratan pontuou que há pendências relacionadas ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), especialmente para policiais que ingressaram na corporação após 2013. Segundo o presidente do sindicato, há uma diferença no tratamento entre os policiais.
"Os policiais que entraram a partir daquele momento, eles são tratados diferentes dos policiais que já estavam. A gente precisa fazer essa adequação", ressaltou.