Prefeitura de Palmas contrata empresa sem licitação para operar ônibus coletivos
Medida ocorre em meio a crise no transporte público da capital
Por: Mavi Oliveira
16/04/2025 • 16h00 • Atualizado
A prefeitura de Palmas oficializou a contratação emergencial da empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, sediada em São Paulo, para a operação do transporte coletivo da cidade pelo período de um ano. O valor do contrato está estimado em R$ 196,2 milhões e prevê a renovação completa da frota atual.

Foto: Prefeitura de Palmas
De acordo com o documento, a empresa deverá fornecer 154 ônibus e 10 vans, todos equipados com ar-condicionado, acessibilidade, Wi-Fi, câmeras, entradas para carregadores de celular e zero quilômetro.
A medida ocorre em meio a uma crise no transporte público de Palmas, com atrasos, superlotação e frota obsoleta, alvo de críticas por parte dos passageiros. Segundo o município, cerca de 100 ônibus antigos cumprem serviços na capital, em condições precárias.
A situação crítica do transporte municipal fez o vereador Carlos Amastha (PSB) denunciar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “É uma denúncia sobre a precariedade e as possíveis irregularidades na gestão do transporte público de Palmas durante o mandato da ex-prefeita Cintia Ribeiro", afirmou ele.