Governo lança sistema para prever deslizamentos de terra até três dias antes
GeoRisk, desenvolvido com inteligência artificial, monitora mais de 1.100 municípios e envia alertas para as Defesas Civis de todo o Brasil
Por: Manchete do Tocantins
17/02/2025 • 18h16 • Atualizado
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) lançou, nesta segunda-feira (17), o GeoRisk, um Sistema de Previsão de Risco de Deslizamentos de Terra, desenvolvido para antecipar possíveis desastres naturais. Em fase de desenvolvimento desde 2019, o sistema tem como objetivo prever deslizamentos de terra com até 72 horas de antecedência.

Foto: Divulgação
Atualmente, o Cemaden monitora 1.133 municípios, que correspondem a cerca de 60% da população brasileira. Os alertas gerados pelo sistema são enviados às Defesas Civis municipais, estaduais e à Defesa Civil Nacional, permitindo uma atuação rápida e eficaz diante dos riscos identificados.
O GeoRisk funciona por meio de inteligência artificial, que analisa uma base de dados composta por informações geológicas e históricos de desastres nas áreas monitoradas. Além disso, os resultados dos modelos meteorológicos utilizados pelo Cemaden também são incorporados para melhorar a precisão das previsões.