Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

PF liga senador do Tocantins a desvios e...

PF liga senador do Tocantins a desvios em emendas parlamentares

Indícios constam em inquérito que apura corrupção em emendas de parlamentares do PL

Por: Manchete do Tocantins

10/02/202518h03Atualizado

A Polícia Federal encontrou indícios de que o senador Eduardo Gomes (PL-TO) estaria envolvido em um esquema de desvio de emendas parlamentares. As informações são do Metrópoles. 

A PF localizou mensagens em que um ex-assessor de Eduardo Gomes cobra o pagamento de valores de Carlos Lopes, secretário parlamentar do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). A polícia pediu abertura de inquérito para apurar a suspeita.

O pedido ocorreu dentro da Operação Emendário, que mirou três deputados do PL denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Eduardo Gomes (PL-TO) | Foto: Agência Senado

Eduardo Gomes (PL-TO) | Foto: Agência Senado


Carlos Lopes foi identificado pela PF como a pessoa responsável por elaborar ofício e planilhas, além de articular emendas com outros parlamentares sob o comando de Josimar Maranhãozinho.

Em fevereiro de 2022, o secretário parlamentar do deputado Josimar Maranhãozinho trocou mensagens com uma pessoa identificada como 'Lizoel Assessor'. Eduardo Gomes tem um ex-assessor chamado Lizoel Bezerra.

“Eles aparentemente tratavam sobre porcentagens de emendas destinadas pelo Senador, sob a gestão do dep. federal Maranhãozinho. Trata-se exatamente do mesmo modus operandi ora investigado, somente trocando quem eram os parlamentares dirigidos pelo dep. federal Maranhãozinho”, diz a PF sobre as mensagens.

De acordo com a Polícia Federal, Lizoel Bezerra estaria cobrando um saldo devedor de R$ 1,3 milhão. O senador, no entanto, pedia que fosse pago ao menos R$ 150 mil por causa de uma viagem.

Ao Metrópoles, a assessoria informou que o senador destinou recursos para vários estados, incluindo o Maranhão. A assessoria também informou que Lizoel Bezerra trabalhou como motoristas em campanhas de Eduardo Gomes, mas não como funcionário do gabinete.

Atualmente, Gomes é o atual 1º vice-presidente do Senado. O senador foi líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional. Em 2019, foi um dos senadores que atuou na relatoria do orçamento de 2020.

senador
emenda
tocantins
Banner
Relacionadas