Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Prefeita e vice de Rio da Conceição têm...

Prefeita e vice de Rio da Conceição têm mandatos cassados por abuso de poder

Edinalva Oliveira e Cristina Dias foram multadas em R$ 100 mil e continuam nos cargos enquanto recorrem da decisão do Tribunal Regional Eleitoral

Por: Manchete do Tocantins

27/02/202516h35

A prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira Ramos (PT), e a vice-prefeita Cristina Dias (PV) tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerar que houve abuso de poder. A decisão aponta que maquinários da prefeitura foram usados para limpar um terreno onde seria construído um posto de gasolina, em troca de apoio político. Além da cassação, ambas foram multadas em R$ 100 mil.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Foto: Reprodução | Redes Sociais


A denúncia também envolveu a alegação de atraso proposital no pagamento de salários de servidores que apoiaram a chapa concorrente nas eleições de 2024, como uma forma de represália. A Justiça, ao julgar o caso, apontou provas como mensagens de áudio, prints e depoimentos que evidenciam as irregularidades, mas não concluiu que as prefeita e vice tivessem relação direta com o caso, o que impediu a inelegibilidade delas.

Apesar da decisão, Edinalva e Cristina podem continuar no cargo enquanto recorrem, já que o processo será analisado por instâncias superiores. A Justiça Eleitoral encaminhou o caso ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis. As duas foram eleitas com 1.198 votos, representando 61,72% dos eleitores, derrotando o concorrente Gilson Lopes (Republicanos).

política
prefeito
vice-prefeito
Banner
Relacionadas