Diretor da Paraná: gestão bem avaliada de Wanderlei o projeta para Senado
Diretor do Paraná Pesquisas aponta que cenário nacional afeta o eleitor tocantinense
Por: Manchete do Tocantins
15/04/2025 • 09h23 • Atualizado
A alta aprovação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), somada ao avanço da polarização no cenário nacional, desponta como um dos principais fatores de influência na política local. A avaliação é de Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, em entrevista ao Manchete do Tocantins sobre os dados mais recentes levantados pelo instituto.
Segundo a pesquisa, o governador conta com 76% de aprovação popular - número que, de acordo com Murilo, reflete diretamente na intenção de votos para uma eventual candidatura ao Senado. “A aprovação do governador de 76% se pode atribuir à boa gestão que ele tem feito perante a população. Ele é muito bem avaliado. Então, isso é reconhecido”, analisou.

Foto: Esequias Araujo | Divulgação
O levantamento aponta que o desempenho positivo de Wanderlei Barbosa à frente do Executivo estadual tem sido um fator decisivo para fortalecer seu nome entre os possíveis candidatos ao Senado nas próximas eleições.
“Não tenho dúvida que esse índice que ele tem de intenção de voto para senador é fruto do bom trabalho que ele faz perante a população”, ponderou Murilo.
Polarização nacional
Ainda de acordo com o diretor da Paraná Pesquisas, os fatores nacionais estão exercendo influência decisiva nas eleições locais. “O cenário nacional já vem influenciando nas eleições passadas e, com a polarização ainda muito aquecida, vai ter influência sim (no pleito do Tocantins)”, avaliou.
Murilo também destacou que o perfil do eleitorado tocantinense não difere do resto do país. “Hoje não vejo muita diferença no eleitor do Tocantins para o resto do Brasil. Os problemas nacionais influenciam demais nas eleições, como segurança pública, saúde e a política nacional como um todo", explicou.