Câmeras de trânsito em Palmas: conheça o sistema que monitora a cidade
Segundo a Semob, os índices de sinistros de trânsito diminuíram desde a implementação do sistema
Por: Mavi Oliveira
02/04/2025 • 19h00 • Atualizado
A capital de Palmas possui 111 câmeras, distribuídas no seguinte formato: 69 câmeras fixas, 8 câmeras de cercamento eletrônico (PCLI) e 34 câmeras do tipo PTZ, que realizam movimentos de rotação e aproximação (pan, tilt e zoom). As imagens são monitoradas 24 horas por dia por agentes municipais, em um centro de controle com 41 monitores de TV, localizado na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob).

Foto: Divulgação
O sistema de monitoramento visa garantir mais segurança no trânsito e reduzir o número de infrações. As câmeras atuam na fiscalização em tempo real e identificam condutas irregulares como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e estacionamento irregular.
A cidade também conta com 119 lombadas eletrônicas distribuídas pela região metropolitana. Esses sistemas auxiliam no controle da velocidade e na prevenção de acidentes.Todos os dispositivos do sistema passam por aferições periódicas para a regularidade das medições e registros além de garantir a precisão do sistema.
Segundo a Semob, os índices de sinistros de trânsito diminuíram desde a implementação do sistema. A presença dos equipamentos também contribui para aumentar a percepção de segurança e estimular responsabilidade entre os motoristas.