MP recomenda que prefeitura de Palmas implemente Plano da Pessoa com Deficiência
Município tem o prazo de até maio para apresentar as providências que serão adotadas
Por: Manchete do Tocantins
18/04/2025 • 09h29
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recomendou à prefeitura de Palmas, nesta terça-feira (15), a elaboração e a implementação do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo o MPTO, a iniciativa tem como objetivo garantir o acesso efetivo a direitos por parte desse grupo da população.
A recomendação decorre de um procedimento administrativo instaurado pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital, que concedeu ao município o prazo até maio para apresentar as providências que serão adotadas em relação ao tema.

Foto: Divulgação
De acordo com o promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, a construção do plano deverá ser realizada de forma participativa, com envolvimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) e de outras entidades da sociedade civil. O documento deve estar alinhado à legislação nacional e às diretrizes de acessibilidade e inclusão.
Entre as ações previstas, está a realização de um diagnóstico detalhado sobre a realidade das pessoas com deficiência no município. A proposta também inclui a definição de eixos estratégicos para uma atuação intersetorial, com metas, prazos e responsáveis claramente estabelecidos.
Outro ponto destacado pelo MPTO é a necessidade de previsão orçamentária específica para a execução do plano, além da criação de mecanismos de monitoramento, avaliação e revisão periódica das ações.