Comentarista da Band vira réu após chamar presidente da CBF de 'frouxo'
Justiça de SP aceitou queixa-crime de Ednaldo Rodrigues contra João Paulo Cappellanes
Por: Manchete do Tocantins
08/04/2025 • 17h30
A Justiça de São Paulo tornou réu por calúnia, injúria e difamação o comentarista esportivo João Paulo Cappellanes, da Band, após aceitar uma queixa-crime movida pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. A decisão foi tomada pela juíza Aparecida Angélica Correia, da 1ª Vara Criminal do TJ-SP. As informações são da Folha de S. Paulo.
O processo foi motivado por declarações feitas em fevereiro de 2024, no programa Jogo Aberto, quando Cappellanes criticou duramente a entidade e chamou Ednaldo de “frouxo”, entre outros termos.

Foto: Reprodução | Youtube
O jornalista já foi notificado da ação e afirmou não estar surpreso. Ele considera que está sendo alvo por exercer seu direito à crítica, destacando que não se arrepende do que disse e que não aceitou acordo em audiência. A juíza deu o prazo de 10 dias, a contar de 4 de abril, para que Cappellanes apresente sua defesa. Em setembro de 2024, uma tentativa de conciliação entre as partes terminou sem acordo.
Na ocasião, Cappellanes comentava a responsabilidade da CBF após o ataque ao ônibus do Fortaleza, antes de uma partida da Copa do Nordeste. Ele afirmou que a entidade é “falida moralmente” e que não se pode esperar nada de uma confederação comandada por alguém “que não sabe nada de futebol”. Em manifestações públicas, o jornalista reforçou suas críticas e disse que não irá se calar diante do que considera erros na gestão de Ednaldo Rodrigues.