Governo alerta para golpe sobre o Concurso Nacional Unificado 2025
Golpistas estão divulgando informações falsas sobre o início das inscrições para enganar candidatos
Por: Manchete do Tocantins
10/03/2025 • 11h30 • Atualizado
O Ministério da Gestão emitiu um alerta nas redes sociais na noite deste domingo (9) para informar que as inscrições para a nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) ainda não estão abertas.
De acordo com o comunicado, golpistas estão divulgando informações falsas sobre o início das inscrições para enganar candidatos. Criminosos criaram um site falso, que imita a página oficial do concurso, solicitando o preenchimento de um formulário com dados pessoais – uma tentativa de fraude.
O governo reforçou que, até o momento, não há data definida para a publicação do edital da segunda edição do CNU, embora o certame já tenha sido confirmado para este ano.

Foto: Reprodução | Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
A orientação para os interessados é sempre verificar a autenticidade das informações nos canais oficiais do governo antes de tomar qualquer ação. Segundo o Ministério da Gestão, todas as novidades sobre o CNU 2025 serão divulgadas exclusivamente por fontes oficiais.
A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado ocorreu em agosto de 2024 e foi o maior do país em número de inscritos, segundo o governo federal. Mais de 2,1 milhões de candidatos disputaram 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos.
Os resultados dessa edição foram homologados na última sexta-feira (7), e os aprovados para carreiras que exigem curso de formação já foram convocados para essa etapa final do processo seletivo. Com o CNU, os candidatos realizam uma única prova e podem concorrer a diversas vagas dentro da mesma área de atuação, tornando o processo mais acessível e eficiente.