Quinta-feira, 24 de abril de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Preço do pescado varia mais de 100% em P...

Preço do pescado varia mais de 100% em Palmas às vésperas da Semana Santa

Procon aponta diferenças expressivas e orienta consumidores sobre qualidade e conservação dos produtos

Por: Manchete do Tocantins

09/04/202516h30Atualizado

Com a proximidade da Semana Santa, o Procon Tocantins divulgou nesta terça-feira (8) uma pesquisa de preços de pescados em supermercados, atacados e peixarias de Palmas. O levantamento abrangeu 82 tipos de pescado e apontou que o quilo do peixe panga foi o item com maior variação, chegando a 132% — de R$ 9,90 a R$ 23. O tucunaré teve variação de 127% e o bacalhau salgado, de 100%.

Foto: Divulgação | Procon Tocantins

Foto: Divulgação | Procon Tocantins


Orientações para escolha dos pescados

A pesquisa reforça a importância da comparação de preços e da atenção à qualidade dos produtos. O Procon alerta que a grande diferença entre estabelecimentos exige cautela do consumidor na hora da compra. Além disso, recomenda observar a procedência e o estado de conservação dos pescados, especialmente os não industrializados, como firmeza da carne, olhos brilhantes e guelras avermelhadas.

O órgão também orienta sobre as condições ideais de armazenamento: pescados congelados devem estar abaixo de -18 °C e resfriados abaixo de 0 °C. Água ou umidade excessiva perto dos freezers pode indicar falhas na refrigeração. 

procon
semana santa
palmas
Banner
Relacionadas