Sobrinho do governador do Tocantins preso pela PF é exonerado do MPTO
Advogado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho foi detido em operação que investiga vazamento de decisões judiciais e corrupção
Por: Manchete do Tocantins
19/03/2025 • 14h30
O advogado Thiago Marcos Barbosa de Carvalho foi exonerado do cargo de assessor jurídico de procurador de Justiça pelo procurador-geral de Justiça do Tocantins, na terça-feira (18). A decisão ocorreu após sua prisão durante uma operação da Polícia Federal em Palmas.

Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Thiago foi detido na manhã de terça dentro da ação federal que investiga o vazamento de decisões judiciais. Ele ocupava um cargo em comissão no Ministério Público do Tocantins (MPTO), com remuneração bruta de quase R$ 23 mil, segundo o Portal da Transparência.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação é um desdobramento da Operação Sisamnes, que apura crimes como obstrução de Justiça, violação de sigilo funcional, corrupção ativa e passiva.
Thiago Marcos é sobrinho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que não é investigado no caso. Ele trabalhava no gabinete do procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, também alvo da operação.