Naturatins apreende 72 pássaros e aplica R$ 28 mil em multas durante operação
Ação ocorreu entre os dias 18 e 23 de março
Por: Manchete do Tocantins
25/03/2025 • 18h00
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, entre os dias 18 e 23 de março, a Operação Pássaro Livre nos municípios de Arapoema, Axixá do Tocantins, Sampaio e Praia Norte. A ação visou intensificar a fiscalização ambiental para combater a caça, criação e comercialização ilegais de animais silvestres. Durante a operação, foram apreendidos 72 pássaros nativos, 90 gaiolas e 19 alçapões, resultando em multas no total de R$ 28 mil.

Foto: Divulgação | Naturatins
Dos pássaros resgatados, 35 foram soltos em uma área de reserva legal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e os demais foram encaminhados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) para reabilitação. O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância da operação para a preservação das espécies e a conscientização sobre a ilegalidade da captura de animais silvestres, que muitas vezes são traficados.
A operação também reforçou a necessidade de adesão à legalidade na criação de aves. Para quem deseja ter um pássaro como animal de estimação, a única alternativa legal é adquiri-lo de um criador autorizado, regulamentado pelo Ibama. O Naturatins disponibiliza canais de denúncia para combater crimes ambientais e preservar a fauna e os recursos naturais do Tocantins.