Campanha contra violência doméstica é lançada em Palmas
Ação promovida pela Secretaria de Estado da Mulher capacita profissionais e fortalece canais de apoio para vítimas em situação de vulnerabilidade
Por: Manchete do Tocantins
20/12/2024 • 16h00 • Atualizado
O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou nos dias 18 e 19 de dezembro a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, em Palmas. A ação, prevista na Lei nº 4.055/2022, tem como objetivo criar canais seguros para denúncias e reforçar medidas de proteção e apoio a mulheres em situação de violência.
No dia 18, a campanha teve início às 14h no Conselho Regional de Farmácia, com atividades de conscientização e distribuição de materiais informativos sobre o protocolo Sinal Vermelho. No dia seguinte, as ações foram levadas aos hospitais Jorge Saad e Dona Regina, locais estratégicos em Palmas.
Entre as atividades, houve rodas de conversa voltadas à capacitação de profissionais para identificar sinais de violência doméstica e adotar os protocolos adequados em casos de pedido de ajuda. Leques informativos foram distribuídos, e procedimentos de socorro foram explicados para garantir uma resposta rápida e eficaz.
O protocolo Sinal Vermelho
O símbolo central da campanha é o gesto de um "X" desenhado na mão, com caneta, batom ou outro material visível, que permite à vítima sinalizar discretamente que precisa de ajuda. Ao reconhecer o sinal, quem o recebe deve confirmar a solicitação, coletar dados como nome e endereço da vítima e acionar as autoridades, como a Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) ou a Central de Atendimento à Mulher (180).
Parcerias estratégicas
A campanha contou com o apoio da Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Detran, Tribunal de Justiça e órgãos de saúde e segurança, além de entidades como Casa Abrigo e Instituto Naturatins.