Cunhado do governador do Tocantins é preso após jogar R$ 22 mil pela janela
Na mesma ação, o advogado Thiago Marcos Barbosa, filho de Goianyr, também foi preso preventivamente
Por: Manchete do Tocantins
18/03/2025 • 16h00 • Atualizado
O jornalista e ex-prefeito de Almas, Goianyr Barbosa de Carvalho, cunhado do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi preso nesta terça-feira (18) após a Polícia Federal encontrar uma mochila com R$ 22,5 mil em sua casa.
Durante a operação que investiga o vazamento de decisões judiciais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ele teria jogado o dinheiro pela varanda ao pensar que se tratava de um assalto, segundo sua defesa.

Foto: Reprodução | redes sociais
Na mesma ação, o advogado Thiago Marcos Barbosa, filho de Goianyr, também foi preso preventivamente, e o procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), foi alvo de buscas. Thiago era assessor jurídico no gabinete do procurador. O governador não é alvo da operação.
A operação faz parte da nova fase da Sisamnes, que investiga crimes como obstrução de justiça, violação de sigilo funcional e corrupção. Foram cumpridos quatro mandados de busca e uma ordem de prisão preventiva. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou afastamentos de funções, proibição de contato e saída do país.
A defesa de Goianyr contesta a prisão e alega que não há provas de lavagem de dinheiro. O MPTO informou que exonerou o servidor citado na investigação e reforçou seu compromisso com a legalidade. As defesas de Thiago e Ricardo Vicente ainda não se manifestaram.