Ageto fiscaliza cargas após queda da ponte na BR-226 e aumento do tráfego
Queda da ponte na BR-226 quintuplicou fluxo de veículos e sobrecarregou rodovias estaduais
Por: Manchete do Tocantins
14/03/2025 • 15h00 • Atualizado
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) informou que intensificou a fiscalização do peso de cargas nas rotas alternativas da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na região do Bico do Papagaio. O tráfego quintuplicou após a queda da estrutura na BR-226, e gerou uma circulação de veículos equivalente ao de meses antes do incidente.
Como as rodovias estaduais não foram projetadas para essa demanda, a medida busca minimizar os danos e preservar a segurança dos usuários.

Foto: Ageto | Governo do Tocantins
A Ageto disse que aguarda a formalização de um Termo de Cessão de Uso para transferir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das rotas alternativas até a conclusão da nova ponte.
A agência estadual informou que não pleiteou indenização do governo gederal, mas exigiu que os trechos sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram cedidos, evitando prejuízos ao Estado e à população.
Para manter as estradas transitáveis, a Ageto deslocou equipes de outras áreas para atuar na manutenção das rotas alternativas, o que impactou parte da região do Bico do Papagaio. O órgão declarou ainda que tem feito grandes esforços para melhorar as condições da malha viária estadual diante do aumento do fluxo de veículos.