Contrato da travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito é renovado
O recurso para renovar o contrato veio da emenda do deputado estadual Valdemar Júnior
Por: Manchete do Tocantins
17/04/2025 • 12h01
O governo do Tocantins informou que renovou o contrato das embarcações, conhecidas como voadeiras, que realizam a travessia gratuita de pessoas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
A medida, conduzida por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), será mantida por mais três meses para assegurar a manutenção do serviço. A ação foi implementada em janeiro e depois prorrogada em março após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Foto: Ademir dos Anjos | Governo do Tocantins
O recurso para renovar o contrato veio da emenda parlamentar de R$ 300 mil, do deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos), conforme a gestão estadual.
Segundo o governo, além da travessia por voadeiras, outras ações já foram adotadas para garantir a mobilidade na região do Bico do Papagaio, como a reestruturação de rotas alternativas por rodovias estaduais.
A travessia por balsa, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), também segue operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os dois municípios. A medida é adotada enquanto aguarda a reconstrução da ponte sobre o Rio Tocantins.