Travessia gratuita de pessoas após ponte desabar deve começar na próxima semana
Medida emergencial foi anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa; DNIT busca nova empresa para garantir o transporte após rescisão de contrato
Por: Manchete do Tocantins
26/01/2025 • 10h30 • Atualizado
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), anunciou que a travessia de balsas entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) gratuita deve começar já a partir da próxima semana. O serviço, realizado por embarcações particulares desde a queda da ponte JK em dezembro de 2024, busca amenizar os impactos causados pelo desabamento.
Wanderlei Barbosa também determinou uma análise sobre as condições das voadeiras operadas pela cooperativa local e pediu à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) agilidade nas medidas jurídicas necessárias.

Foto: Luiz Henrique Machado | Corpo de Bombeiros
Apesar do anúncio, o governador não definiu a data exata para início das travessias gratuitas nem informou qual empresa será responsável pelo serviço. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que uma nova contratação será realizada nos próximos dias para garantir o transporte, fundamental para a comunidade afetada.
A travessia estava inicialmente prevista para ser realizada pela PIPES Empreendimentos LTDA, contratada por dispensa de licitação. No entanto, a empresa teve o contrato revogado pelo Dnit na última quinta-feira (23) por descumprimento de obrigações contratuais, o que agravou os prejuízos à população local que depende do serviço para se deslocar entre os estados.
Segundo o Dnit, a revogação da dispensa de licitação foi necessária para dar continuidade aos trâmites administrativos e assegurar a prestação do serviço. A situação será monitorada enquanto se busca uma solução definitiva para atender às necessidades da região.