Confira 5 dicas para manter a hidratação no calor do verão tocantinense
O Manchete do Tocantins separou algumas dicas para se manter hidratado no verão tocantinense.
Por: Manchete do Tocantins
19/12/2024 • 12h49 • Atualizado
Para sobreviver às altas temperaturas do verão, que começa neste sábado (21), a hidratação adequada é a principal dica dos especialistas. O corpo humano é constituído por 70% de água. Há, portanto, uma necessidade biológica para o funcionamento do organismo. O Manchete do Tocantins separou algumas dicas para se manter hidratado no verão tocantinense.
De acordo com Sônia Lopes Pinto, professora de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, as principais dicas são: consumir frutas e beber bastante líquidos. "De preferência água! Caso queira, opte por sucos naturais da fruta, com pouco ou sem açúcar", indica.
Há também orientações específicas quanto à medida correta de ingestão de água. Segundo a especialista, a orientação para a população geral (sem doenças do coração ou insuficiência renal) é 35 ml por quilo de peso em 24 horas. "Mas em casos de pacientes que tem doença renal e fazem hemodiálise, deve haver um consumo bem menor e o médico ou nutricionista irá calcular a quantidade adequada", explica.
Suor, boca ressecada, dor de cabeça, diarreia, fraqueza no corpo, falta de disposição, pressão baixa e sonolência são alguns sinais de desidratação. Além disso, não é recomendado esperar sentir sede para beber água. "Quando sentimos sede já temos em torno de 5% de desidratação", explica Sônia.
Conhecido por ser um dos estados mais quentes do país, o Tocantins tem registrado temperaturas elevadas e recordes de calor nos últimos anos. Nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, início da primavera, Palmas liderou a lista das maiores temperaturas do Brasil, marcando, 41,6ºC e 41,5ºC, respectivamente.
Nesse final de semana, os municípios tocantinenses Lagoa da Confusão e Peixe integraram o Top 5 do ranking, ambos com 41ºC.
Dicas de hidratação:
1. Beber bastante líquidos, especialmente água;
2. Optar por água de coco ou suco naturais, de preferência com pouco ou sem açúcar;
3. Atentar à quantidade de água ingerida (35ml por kg em 24h)
4. Não esperar sentir sede para beber água;
5. Dividir o volume de água em pequenas quantidades.
Sintomas de desidratação
1. Dor de cabeça;
2. Sede;
3. Diarreia;
4. Suor;
5. Boca ressecada;
6. Falta de disposição;
7. Fraqueza no corpo;
8. Olheiras e sonolência.